Nosso Blog

Segurança Hídrica e Saneamento Básico de Cidades Inteligentes.

Para aplicarmos o conceito de “Cidades Inteligentes” #smartcities, aos 1.262 municípios do semiárido nordestino, um ambiente no qual a “resiliência” fez e faz parte da vida de sua população, de mais de 27 milhões de habitantes, é essencial priorizarmos a sustentabilidade ambiental. Parece-nos que não há um caminho a se trilhar de prosperidade e de inovação dissociado da segurança hídrica e da universalização do saneamento.

Lembrança de um momento crítico vivido por escassez de água, no qual chegamos muito perto do colapso de uma cidade de 409 mil habitantes (Campina Grande-PB)!

#tbt🔙 Entrevista para o Jornalista Daniel Schweimler, da Al Jazeera, sobre a crise hídrica e a situação do Açude de Boqueirão que, desde 2011, enfrentava uma das piores secas de sua história, “forçando as dezenas de milhares de pessoas que vivem na região, e dependem do reservatório, a reavaliar sua relação com a água”. De acordo com André Agra, a Transposição do Rio São Francisco vai mudar a situação hídrica do reservatório e permitirá manter 30% do abastecimento de água de Campina Grande e região. Por esse motivo, a Prefeitura tem estimulado que o uso consciente da água seja mantido. “Se nós utilizarmos a água de forma racional, se estimularmos as empresas a tratar e reutilizar o esgoto, por exemplo, vamos conseguir mitigar os efeitos, no futuro, e prosperar ”! Lembranças de um trabalho que me orgulha!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email